A HÉLICE é uma nova escola para formação avançada em Fotografia

A HÉLICE abriu as candidaturas para a primeira edição do seu curso de Formação Completa

A HÉLICE envia para todos em anexo os detalhes sobre quem é, e o que propõe.

A HÉLICE está disponível para todos os esclarecimentos através do email helice@helice.pt


HÉLICE/FOTÓGRAFOS QUE USAM A FOTOGRAFIA
– partiu da necessidade reconhecida pelos seus fundadores da criação de uma instância de formação avançada de Fotografia que pense em conjunto com os seus formandos o lugar da criação fotográfica na contemporaneidade.

Com um enfoque na formação autores que utilizam a fotografia para expressar a sua alteridade, cremos que esta especificidade não é mero pormenor, a criação com a fotografia necessita de um conhecimento do media a nível histórico, técnico e teórico. Este conhecimento confunde-se com a história do humano ao longo da modernidade e na contemporaneidade. A fotografia terá contribuído, como poucos outros media, para a cultura presente.

Com estas premissas como base, a HÉLICE propõe um conjunto de módulos que compõem a praxis de um fotógrafo que usa a fotografia, quer enquanto autor, quer como criador de imagens ao serviço de outros.

A componente técnica é valorizada com recurso a workshops mensais que desenvolvem quer a técnica específica do aparato fotográfico quer uma técnica do pensamento que usa a fotografia, os debates em redor das práticas autorais ocorrem com uma periodicidade semanal e outros fotógrafos serão convocados, sempre que possível, para apresentar o seu trabalho e desenvolver um diálogo aberto e livre com os alunos.