PROGRAMA DE FORMAÇÂO COMPLETA – 1 ANO – 10 meses (Outubro a Julho) – 2ª Edição

Formulário de candidatura

Este curso tem um limite de 12 alunos por ano, termina com a realização de uma exposição dos alunos em lugar a determinar.

Através do pagamento de uma propina fixa mensal, o programa de formação completa é composto por duas disciplinas anuais (Projeto e Teoria), um curso de curta duração (Manual para Utilização do Espelho) e 8 workshops (ver programa de Workshops):

Projeto (3 horas/semana)– Aulas de discussão dos projetos dos alunos. Este módulo inicia-se através da realização de exercícios específicos orientados para construção de projeto fotográfico, desenvolvendo-se ao longo do primeiro semestre com o objetivo de auxiliar os alunos na procura de uma expressão fotográfica própria. No segundo semestre os alunos irão desenvolver o seu trabalho pessoal com auxílio de dois tutores, culminando na apresentação em exposição final em local a designar.

Teoria (2 horas/Semana) – Numa sessão de 2 horas semanais serão discutidas matérias teóricas, pretendendo este módulo abordar a história da fotografia, a prática fotográfica contemporânea, e a relação da fotografia com outras áreas da expressão artística e de saber científico como a antropologia ou a medicina legal.

Manual para Utilização do Espelho: A Técnica Fotográfica (18 horas divididas em 6 aulas semanais de 3 horas) – Este curso (incluído na propina) pretende colmatar deficiências técnicas na abordagem à prática fotográfica. Estrutura-se em redor da utilização da máquina fotográfica DSLR e no posterior desenvolvimento da captura em ambiente digital (Adobe Lightroom e Adobe Photoshop), abordando as imprescindíveis bases técnicas necessárias para a prática de qualquer fotógrafo que use a fotografia. O seu objetivo final é colocar todos os alunos num patamar equivalente no que toca à formação técnica. Este curso também se encontra aberto a inscrições externas.

Workshops (8 Workshops) – Todos os alunos do Programa de formação completa têm obrigatoriedade de frequentar os oito workshops que compõem o Programa de Formação Completa (incluído na propina mensal). Este programa de workshops pode ser consultado aqui e pretende desenvolver a formação dos alunos em áreas específicas que aumentem as suas capacidades técnicas e desenvolvam o pensamento específico sobre a fotografia, em simultâneo.

Horário

As aulas do curso de formação completa funcionarão nos seguintes horários, com uma periodicidade semanal em dia a anunciar após encerramento do  processo de candidaturas:

  • Projeto – 19h – 22h
  • Teoria da Fotografia – 19h – 21h
  • Manual para Utilização do Espelho: A Técnica Fotográfica – 19h-22h (6 semanas; Outubro-Dezembro)
  • Workshops – 6ª, Sáb e Dom. variável conforme o workshop, sendo a calendarização final anunciada 3 semanas antes de cada workshop.

Formulário de candidatura