PROGRAMA DE EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO – 1 SEMESTRE.

Sobre o curso

Este curso tem um limite de 10 alunos por semestre, a sua frequência pressupõe a relização da candidatura online (os alunos que frequentaram o Programa de Formação Completa estão isentos deste passo), e termina com a apresentação de uma maquete de livro de fotografia a vários editores do mercado português e internacional, numa sessão de crítica e avaliação que poderá levar à publicação de um livro.

Projeto de Edição (3 horas por semana/ 1 semestre) – Ao longo de um semestre os alunos apresentam e desenvolvem um projeto de publicação de um livro de fotografia em conjunto com dois tutores. Este módulo passa pela criação, edição e maquetagem de um livro de fotografia.

Workshop de Auto-Edição – Este Workshop está incluído no módulo de Projecto de Edição, como primeira forma de abordar a transformação de uma imagem ou conjunto de imagens em uma edição múltipla. Ao longo de três sessões os alunos irão desenvolver um pequeno projecto de edição (não só um livro mas qualquer outro formato de edição; poster, cartaz, baralho de cartaz, postais, envelopes, etc.) e ensaiá-lo com recurso a uma impressora laser a cores nas nossas instalações.

História do Livro de Fotografia (2 horas por semana/ 1 Trimestre) – Ao longo de um semestre serão analisados vários livros de fotografia de diversos autores ao longo da história da fotografia. A relação de construção narrativa de vários livros, as decisões efetuadas de sequenciação das imagens, de escala, relação com outros conteúdos visuais, etc..

Ferramentas Digitais para Edição (3 horas por semana/ 1 Trimestre) – Neste módulo serão abordadas as principais ferramentas digitais de composição e edição para materiais impressos, com um enfoque maior em Adobe InDesign e Adobe Ilustrator, mas também passando pelo Adobe Photoshop e Lightroom. Para este módulo os alunos deverão trazer os seus computadores pessoais com os softwares necessários.

Datas

As candidaturas vão decorrer até ao dia 22 de Setembro.

Informação dos selecionados até 29 de Setembro

Início das aulas – 09 de Outubro.