1º Semestre

 

BIG IS BEAUTIFUL: A Fotografia de Grande Formato – João Paulo Serafim

Introdução ao funcionamento da máquina técnica de grande formato, abordagem teórica e prática de descentramento e basculação nos montantes traseiro e dianteiro. Profundidade de campo e Regra de Scheimpflug. Revelação de película Preto e Branco em laboratório.

 

GANDA FLASH: Introdução à Iluminação Electrónica em Ambiente de Estúdio – Rodrigo Tavarela Peixoto.

Uma abordagem introdutória ao funcionamento da iluminação electrónica, aos diferentes modeladores de luz, fotometria, e diverso equipamento de estúdio. Exercícios de retrato e fotografia de bancada.

 

A CULPA É DO SISTEMA: Sistema de Zonas, Reciprocidade e Magnificação – José Soudo

Abordagem histórica e técnica ao sistema de zonas de Ansel Adams. Fotometria e índices de reflexão da luz. Problemas específicos de reciprocidade e magnificação na realização da fotometria em situações particulares.

 

TRAVEL LIGHT: Técnicas de Iluminação on location com flash portátil – Duarte Amaral Netto

Serão abordadas diversas técnicas de iluminação através do uso de um ou mais pontos de iluminação de flash de pequeno formato em sincronia com a máquina, em situações de exterior noturnas.

 

2º Semestre

 

Workflow Digital– Claúdio Melo.

O processo de trabalho imediatamente após a tomada de vistaa em ficheiros digitais RAW até ao ficheiro final. O controle e tratamento da imagem, descrições do ficheiro digital. compressões, a cor e a manutenção dos valores corretos de cor ao longo do processo.

 

DOC RULES! Projeto em Fotografia Documental– António Júlio Duarte

Workshop prático de realização de um projeto em fotografia documental, captura e edição de imagem.

 

Impressão Papel Salgado – Paula Lourenço e Alexandre de Magalhães

Realização da salga do papel e posterior sensibilização com nitrato de prata para provas por contacto com luz natural, utilizando prensa de contacto. Fazer como no início do século XIX.

 

Colódio Húmido – Paula Lourenço e Alexandre de Magalhães

Como refere um dos grandes divulgadores do colódio húmido na Europa, Quinn Jacobson, no seu livro Chemichal Pictures ­ the wet plate collodion book, “They (the people that attend to the workshops) have a desire to work in these old processes to say something in a new and interesting way … it’s a god thing to be forced to slow down and interact with real people and real material – to succeed and moreover to fail and not be able to photoshop it”.

 

Fotografia de Comida – com Mário Ambrózio.

Abordagem da iluminação específica em estúdio para captura de alguns pratos confecionados e menus . Serão abordadas diversas formas de iluminação e técnicas específicas para a fotografia de comida. Este workshop será dado em parceria com o espaço A Li no hangar.