WORKSHOP CRUZAMENTOS (Teórico) com José António Leitão

FLYER_Cruzamentos

 

“TUDO O QUE É SÓLIDO DISSOLVE-SE NO AR”

Datas – 31 de Março; 07, 21 e 28 de Abril (6ªfeira 19h-21h)
Local – Helice@Hangar – Rua Damasceno Monteiro 12 – Lx
Preço – 75 €

Inscrições através do email: helice@helice.pt

O curso “Cruzamentos” dedica-se, exclusivamente, à arte do século XX. O que não é, em absoluto, verdadeiro, porque começaremos por procurar no século anterior, o XIX, o início de transformações, patentes em objectos, imagens, acções e em construções teóricas, que manifestam uma reorganização de elementos já equacionados pela tradição bem como a introdução de outros, novos. E o século XXI é a meta e o ponto de vista teórico do curso: é a partir daqui que se olha, que se pensa, que se nomeia, que se problematiza.

O curso desenvolver-se-à em módulos temáticos independentes. Começaremos por tomar como divisa a afirmação de Marx e Engels no Manifesto Comunista de 1848: “tudo o que é sólido se desfaz no ar”, seguindo a tradução inglesa de 1888 – divisa que nos levará da Torre Eiffel a uma primeira incursão pela escultura construtivista.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tudo_que_%C3%89_S%C3%B3lido_Desmancha_no_Ar

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marshall_Berman

José António Leitão

José António Leitão nasceu em Luanda em 1962.Mestre em História da Arte (F.C.S.H.-U.N.L., 1990). Professor do Departamento de História e Teoria da Arte do Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual, desde 1992 e no Atelier de Lisboa. Leccionou História da Arte nos Maumaus-Centro de Contaminação Visual (1995-96) e no Museu Nacional do Azulejo (1998-99).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *