DIAS: 27 e 28 de Maio
Preço: 60 € (dia 27 apenas); 140 € (dias 27 e 28)
Local: HÉLICE@Hangar – Rua Damasceno Monteiro 12, 2º – Lisboa à Graça.
Inscrições: helice@helice.pt
>Workshop positivos em colódio húmido
A fotografia é resultante da dedicação e de inúmeras de descobertas realizadas por físicos e químicos antes e após a sua apresentação ao público em 1839.
Os positivos em colódio húmido, são na realidade imagens negativas suaves que, sobre um fundo negro, se visualizam positivas. São variantes do processo de produção de negativos em colódio húmido publicado na revista The Chemist em 1851 por Frederick Scott Archer. Este processo revolucionou a fotografia na sua época por possuir uma grande capacidade de reprodução de pormenor e pelos tempos de exposição relativamente curtos. Adormecido apartir de 1880 devido à introdução das chapas secas, o interesse por este e outros processos históricos, surge como oposição à perfeição oferecida pela industria fotográfica do final do século passado e tem vindo a aumentar como alternativa ao “point and shoot” trazido pela era digital. Como refere um dos grandes divulgadores do colódio húmido na Europa, Quinn Jacobson, no seu livro Chemichal Pictures , “They (the people that attend to the workshops) have a desire to work in these old processes to say something in a new and interesting way … it’s a god thing to be forced to slow down and interact with real people and real material – to succeed and moreover to fail and not be able to photoshop it”.
Neste workshop percorreremos todas as etapas para a produção de positivos em colódio sobre vidro, os ambrótipos, e iremos reflectir sobre as suas particularidades. Vamos preparar soluções, preparar os vidros, sensibilizar, expor, processar, envernizar e construir embalagens para as imagens produzidas. Cada participante levará consigo uma das imagens produzidas ao longo da sessão e um workbook do processo.
>Programa
Dia 1 – 27 Maio
Todos os participantes
Início 10h
Apresentação*:
Colódio – História e contemporaneidade
Teoria Geral
Variantes – Negativos e positivos que na realidade são sempre negativos
Livros de receitas – Variáveis e o seu controlo
Pausa
Preparação das soluções de trabalho
Dia 2 – 28 de Maio (máximo 2 participantes, serão agendadas as sessões necessárias conforme o nº de interessados, a primeira será no dia 28 de Maio)
Durante o workshop realizar-se-á um retrato e uma natureza morta em formato 9x12cm. Os participantes poderão trazer acessórios para a construção das suas imagens.
Início 9h
Prática:
Preparação de vidros
Sensibilização, exposição e processamento de imagens positivas em vidro e em alumínio.
Envernizamento e proteção das imagens
Embalagens e acondicionamento das imagens
Cada participante levará um positivo produzido na sessão e um caderno técnico do processo.
>A Formadora
Paula Lourenço – 1982
Paula Lourenço é licenciada em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar. Durante os últimos anos foi docente da componente laboratorial de unidades curriculares relacionadas com os processos históricos e alternativos.
Desde 2007 realiza workshops de processos históricos (Casa-estúdio Carlos Relvas; Carpe Diem – Centro de arte e pesquisa), formações de curta duração para crianças e jovens e tem colaborado em projetos artísticos (No true magic de A Jigsaw – Imagem e impressões sobre madeira, com Sofia Silva e Miguel Duarte; Ampliador de Associação Fosso de Orquestra, impressão sobre vidro das imagem projectadas no espetáculo; e tem acompanhado a componente prática de teses relacionadas com processos fotográficos históricos e/ou alternativos.